Foto: CIM

A CIM Viseu Dão Lafões promoveu em Mangualde o primeiro de três workshops para dar a conhecer os primeiros resultados do projeto europeu LIFE Landscape Fire, do qual é a entidade líder.

Aprovado em 2019, o LIFE Landscape Fire tem por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural, através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras, protegendo a biodiversidade e os ecossistemas, permitindo aumentar a resiliência do território.

É liderado desde o início pela CIM Viseu Dão Lafões, tendo sido o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, na Área do Ambiente.

Os workshops têm agora o objetivo de partilhar os conhecimentos já adquiridos e técnicas desenvolvidas pelos participantes no projeto, onde a CIM Viseu Dão Lafões conta com as parcerias do Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade de Extremadura, a Junta de Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.

Nos resultados apresentados, destacam-se a importância da aplicação de políticas públicas específicas de apoio ao pastoreio extensivo, o reconhecimento e a valorização dos serviços dos ecossistemas, sendo que a combinação entre pastoreio extensivo e o fogo controlado realizados em pontos estratégicos de gestão, torna-se uma ferramenta essencial na prevenção de incêndios rurais.

Depois de Mangualde, seguem-se workshops idênticos em Madrid, dia 07 de maio, e depois a 22 do mesmo mês em Bruxelas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu