São 14 os jardins de infância e escolas básicas que até ao final do ano letivo integram o projeto ‘Comer Bem, Crescer Feliz’, promovido pela CIM Viseu Dão Lafões, com o qual pretende a promoção de melhores hábitos alimentares nos mais novos.
Arrancou em Nelas e envolve ações de literacia alimentar nas escolas do território dos 14 municípios que integram a comunidade, tendo por objetivo “sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável, promovendo o conhecimento sobre produtos endógenos da região, e a importância da redução do desperdício alimentar”, informou a CIM em nota de imprensa.
As ações serão mensais, dedicadas a um alimento específico e acompanhadas por um guião pedagógico. Incluem workshops sobre lanches saudáveis, direcionados a pais e filhos, e a distribuição de uma brochura informativa e sessões online sobre alimentação saudável, equilibrada e sustentável.
A maçã Bravo de Esmolfe foi o alimento em destaque no arranque do ‘Comer Bem, Crescer Feliz’.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, relembrou durante a sessão que “este não é um projeto isolado” e “deriva de outras iniciativas pedagógicas desenvolvidas pela CIM em prol do sucesso educativo” como são os projetos ‘Cantinas Verdes – Estruturação do Mercado Institucional de Alimentos em Viseu Dão Lafões’ e o ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’, “que dão ênfase e respostas a situações clínicas e educativas registadas na região”.
“Estas iniciativas desempenham um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente, na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, prevenção de doenças, consciência ambiental e fomento de escolhas informadas. A consciência cultural e regional concorre ainda para a valorização dos produtos locais e de época, promovendo a sustentabilidade das populações”, acrescentou.
Já o presidente do município de Nelas, Joaquim Amaral, valorizou a importância da alimentação saudável: “Este projeto é muito importante, na medida em que envolve a componente aprendizagem, no sentido de sensibilizar para comer de uma forma saudável, de saber identificar os produtos, de criar hábitos de vida e de alimentação saudáveis, fazendo uso de algo muito importante que são os produtos locais. Vamos ensinar os nossos jovens a alimentarem-se bem, ao mesmo tempo que tem a vertente de promover empregos locais, ao consumirem os nossos produtos”, disse.
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