Foto: CIM VDL / Rui da Cruz

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões quer ter um centro de referência nos testes a drones de última geração em Portugal, com o Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, em Viseu, a ser a base para o projeto.

Em comunicado, os responsáveis pela CIM adiantam que vão avançar com um projeto para criação de uma Zona Livre Tecnológica (ZLT) na região, que pretende ser um centro de referência nacional para testes de drones com o objetivo de “tornar o território um cluster para o desenvolvimento desta tecnologia, com aplicações diversas, desde militares a combate a incêndios, e, simultaneamente, captar conhecimento e investimento para a região”.

A CIM acrescenta que quer acreditar a ZLT, junto da Agência Nacional de Inovação (ANI), no setor dos Drones e Aviação Civil.

O Aeródromo de Viseu é o único na região com capacidade para acolher o projeto, com o qual a CIM Viseu Dão Lafões pretende abrir portas a novas oportunidades de investimento associado às novas tecnologias na região e no país.

A área de intervenção dos drones está ainda por definir, mas irá incluir zonas rurais e de floresta e zonas urbanas, estando prevista a testagem e aplicação em áreas como a Defesa, a Floresta e o Ambiente, a Agricultura, as Cidades Inteligentes, na segurança, entregas de encomendas entre outros, e na Aeronáutica e Espaço.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.