Foto: CCL

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai lançar um concurso de prestação de serviço de transportes públicos, com uma duração de cinco anos e no valor total de 50 milhões de euros (ME).

A direção da comunidade recebeu ‘luz verde’ da assembleia intermunicipal e ainda durante esta semana será lançado o concurso, faltando apenas aprovar o caderno de encargos e o programa do concurso.

Será um concurso internacional, não para concessão, mas para prestação de serviços de transporte, destacam os responsáveis pela CIM, com um investimento de cerca de 10 milhões de euros por cada um dos cinco anos em que estará em vigor.

Do caderno de encargos constam, entre outros, a obrigatoriedade de ar condicionado nos autocarros, de ‘wi-fi’ e um sistema de GPS integrado que permita ligar os transportes a uma plataforma em que o cliente possa saber o tempo de espera.

Com uma maior e melhor rede de transportes públicos, a expectativa dos responsáveis pela comunidade é que os cidadãos possam começar, cada vez mais, a recorrerem a este serviço para as habituais necessidades de deslocações diárias.

Pelo montante envolvido, o processo necessitará de um visto do Tribunal de Contas, esperando a CIM Viseu Dao Lafões que até final deste ano possa estar concluído.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.