Foto: CM Nelas

Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, no sentido de promover a melhoria da qualidade de ensino e aumentar a inclusão social de alunos com necessidades educativas especiais, informa a atarquia.

Conforme comunicado, a Sala Snoezelen do Centro Escolar de Nelas, instalada há cerca de 6 meses,  acolhe atualmente cerca de uma dezena de utilizadores em sessões dinamizadas por professores e técnicos especializados, promovendo a estimulação sensorial e diminuir os níveis de ansiedade e de tensão, através de diversos equipamentos, entre os quais colchão de água, uma piscina de bolas, um projetor efeito “Céu Estrelado” e equipamentos de fisioterapia e relaxamento, bolas sensoriais e sacos de ritmo. O Município de Nelas refere que este espaço “tem proporcionado, de forma permanente, uma intervenção multissensorial única, completa e significativa a crianças com Necessidades Educativas Especiais [NEE].

Também no Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, a Sala de Apoio ao Ensino Estruturado [SAEE], já existente, foi reforçada na aquisição de novos equipamentos, num valor total de cerca de 5.000.00€. Este espaço de ensino inclusivo que acolhe cerca de dez alunos com Perturbações do Espetro do Autismo [PEA], “reúne um conjunto de recursos humanos e materiais importantes para proporcionar a estas crianças um ambiente, seguro, bem estruturado e organizado, características essenciais para lhes incutir autonomia e desenvolver a sua aprendizagem”, acrescenta a mesma nota informativa, frisando que estas novas aquisções tem por objetivo “facilitar os processos de aprendizagem e de autonomia de alunos”.

Estas medidas decorrem no âmbito do projeto Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões, resultante de Candidatura aprovada pelo Programa Operacional Centro 2020/Prioridade 10.1″.

Ainda no âmbito do projeto de Promoção do Sucesso Educativo, o Município informa que está constituída uma Equipa Multidisciplinar com técnicos especializados (composta por Mediadores Sociais, Sociólogos, Psicólogos Clínicos e Terapeutas da Fala), que se encontram a trabalhar em diversas áreas nos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, para a deteção precoce de fatores de risco educativo, bem como para a  criação de respostas preventivas adequadas e diferenciadas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.