Foto: IP

As comunidades intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra criticaram o atraso nas obras de requalificação do IP3 e defenderam uma alternativa que possa garantir, no futuro, um perfil de autoestrada em todo a via.

“Queremos que o Governo nos diga, de uma vez por todas, qual o calendário de obras do IP3 [itinerário principal número 3], e queremos que sejam avançadas e estudadas soluções técnicas para o troço entre Penacova e Santa Comba Dão, incluindo Coimbra, onde há uma zona muito sensível que é a do Botão, para a qual não sabemos qual a verdadeira solução para essa zona, que é uma área bastante complicada”, afirmou aos jornalistas o presidente da Câmara de Penacova, no final da reunião das duas CIM, que decorreu no seu concelho.

Como porta-voz dos municípios que participaram na reunião, Álvaro Coimbra, salientou que todos os municípios criticam os atrasos e derrapagem de prazos que as obras de requalificação do IP3 têm sofrido, desde o seu anúncio.

Para além disso, defendem que sejam avançadas soluções técnicas para o troço entre Santa Comba Dão e Coimbra, parte da via que consideram sofre de “maiores constrangimentos” no trânsito, e onde não está previsto que haja duas faixas de rodagem em cada sentido em vários dos pontos dessa via, possa ter esse perfil de autoestrada.

“Nós queremos que o IP3 tenha duplicação de faixas. Não estamos a falar de uma autoestrada, mas de aproveitar o projeto em curso para haver duplicação”, realçou.

Já o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, sublinhou que o objetivo da tomada de posição não passa por atrasar ainda mais o processo de requalificação daquela estrada que liga Viseu a Coimbra.

“Que se faça aquilo que está bem feito [nomeadamente, entre Santa Comba Dão e Viseu] e que se modifique um outro complemento em termos de itinerário”, disse, considerando uma “vergonha nacional” a ligação rodoviária entre aquelas duas cidades.

“Concluam aquilo que é para concluir e estudem condignamente o resto que falta”, frisou Fernando Ruas.

As CIM vão avançar com um pedido de reunião com o Governo para assegurar o perfil de autoestrada em todo o troço do IP3, referiram os autarcas.

A CIM da Região de Coimbra é constituída pelos 17 municípios que integram o distrito de Coimbra – Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares – e pelos municípios da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.

A CIM Viseu Dão Lafões é constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, do distrito da Guarda e Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, do distrito de Viseu.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm