Foto: Freepik

Autarquia e Associação Empresarial de Cinfães uniram-se para promoverem o Cinfães Digital, um projeto de digitalização destinado ao setor do comércio no concelho, num investimento superior a 468 mil euros.

Vai permitir “impulsionar o comércio local” com recurso “à tecnologia e à digitalização” através de um marketplace (mercado online) que vai ligar “de forma prática e eficaz empresários e consumidores, tornando o comércio local mais acessível e dinâmico”, destaca o município de Cinfães.

Além do site, o marketplace estará acessível através de uma aplicação para telemóvel.

Numa primeira fase, vai abranger o setor do comércio nas principais artérias da vila de Cinfães, casos da Avenida de Santa Bárbara, Largo 25 de Abril e ruas adjacentes.

Com o projeto, o Município assume que pretende “transformar o concelho numa referência de inovação digital no comércio local, permitindo que empresas da região se adaptem às novas realidades tecnológicas e atendam melhor os consumidores modernos”, pode ler-se na nota de imprensa.

O Cinfães Digital prevê ainda a instalação de quiosques digitais interativos, que oferecem cacifos para melhorar a logística dos comerciantes e a criação de soluções de realidade aumentada para “proporcionar uma experiência de visita e consumo mais imersiva e inovadora”, sublinha a autarquia.

Estão ainda previstos sistemas inteligentes para “otimizar as operações comerciais do bairro e melhorar a análise de dados, ajudando a gerir melhor a atividade económica local” e estratégias de comunicação para “fortalecer a imagem do bairro”, acrescenta o município.

No âmbito deste projeto, já foi implementada em Cinfães uma rede Wi-Fi gratuita nas ruas abrangidas pelo bairro comercial, permitindo que qualquer pessoa possa aceder à Internet sem custos nem limitações.

Foto: CM Cinfães

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubBREVEMENTE, NO FORUM VISEU!