Penedono, no Norte do distrito de Viseu, é o único concelho do país em risco extremo de infeção pelo coronavírus SARS-CoV2, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado. São Pedro do Sul, também no distrito de Viseu, apresenta nível de risco muito elevado.

O risco extremo de infeção verifica-se quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes.

Segundo os dados da DGS, Penedono apresenta uma incidência acumulada a 14 dias – entre 07 e 20 deste mês – de 2.138 casos de infeção, quando no relatório anterior registava 1.166 casos.

No nível muito elevado, o segundo mais alto, estão sete concelhos no país, entre os quais São Pedro do Sul (616).

Portugal regista hoje mais 930 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, oito mortes associadas à covid-19, uma descida nos internamentos em enfermaria e subida nos cuidados intensivos, segundo dados oficiais.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado hoje, estão agora internadas 284 pessoas, menos quatro do que na quinta-feira, das quais 60 em unidades de cuidados intensivos, mais duas nas últimas 24 horas.

Os oito óbitos foram registados nas regiões de Lisboa (1), Norte (2), Centro (2), Alentejo (2) e Algarve (1).

Quatro das vítimas mortais tinham mais de 80 anos e outras quatro entre os 70 e os 79.

A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias a nível nacional continua a subir situando-se hoje nos 86,1 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) se manteve em 1,02.

Segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado hoje, a nível nacional a taxa de incidência subiu de 84,4 para 86,1.

Em Portugal continental, este indicador registou também uma pequena subida passando dos 84,8 para 86,5 casos por 100 mil habitantes.

Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia – são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.