Foto: D.R.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Viseu desaconselha jantares convívio e festas de Natal, tendo em conta a evolução pandémica no concelho, que regista nesta altura uma taxa de incidência de 417 por 100 mil habitantes.

O apelo é justificado com a necessidade de “travar o crescimento de casos observados”, frisa a comissão, acrescentando que “qualquer tipo de ajuntamento de pessoas é potenciador de contágios” e lembra os de jantares convívio e festas de Natal, tradicionais nesta época, considerando que podem levar à repetição do cenário do ano passado.

A comissão apela ainda a que os cidadãos usem as linhas e meios de emergência médica, apenas em situações críticas, para que possa ser reduzido “o stress já verificado nas urgências hospitalares e nos meios de emergência pré-hospitalar”.

Lembra a comissão que, antes do 112, “deve ser utilizada a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) para uma triagem inicial, comunicação e aconselhamento de relacionados com a suspeita da covid-19 e de outras patologias”.

Há no Centro Hospitalar Tondela-Viseu 32 pessoas internadas, seis das quais residentes no concelho de Viseu, e sete doentes na Unidade de Cuidados Intensivos, duas são de Viseu.

Desde março de 2020, o concelho de Viseu registou 10.330 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.