Cerca de 80 concelhos do interior Norte e Centro do País estão hoje em Risco Máximo de incêndio, e 20 são no distrito de Viseu, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, apenas Mortágua, Tondela, Oliveira de Frades e Santa Comba Dão estão hoje no segundo nível de perigo, em Risco Muito Elevado, com os restantes 20 concelhos do distrito de Viseu no nível de risco máximo, situação que se deverá agravar no sábado com todos os concelhos em perigo máximo de incêndio florestal

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje vento mais intenso na faixa costeira ocidental e céu pouco nublado ou limpo, embora com nebulosidade no litoral oeste, em especial até ao meio da manhã.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (Beja e Viseu) e os 21.º (Faro) e as máximas entre os 24.º (Sagres e Aveiro) e os 37.º (Bragança).

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.