A Ecopista do Vouga, que atravessa os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, vai ser inaugurada na sexta-feira, dia 06 de outubro.
Foram mais de 4 milhões de euros de investimento para concretizar uma ambição com mais de uma década dos responsáveis pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que em conjunto com as quatro autarquias, assumiu a concretização da empreitada.
Construída sobre o antigo ramal ferroviário da linha do Vouga, a Ecopista do Vouga (65 km) atravessa os quatro concelhos, e tem uma ligação na cidade de Viseu, na zona da Aguieira, à Ecopista do Dão (50 km).
No total, frisa a CIM, são agora 115 quilómetros de ecopista, que podem ser percorridos a pé, ou em bicicleta, que os municípios pretendem agora potencializar enquanto potencial de atração turística à região.
A inauguração esteve prevista para o início do verão, mas atrasos no fornecimento de alguns materiais só tornaram possível a abertura da Ecopista do Vouga na próxima sexta-feira.
O custo total da obra ultrapassou os 4,1 milhões de euros, mais de 700 mil euros acima do orçamento previsto, justificando a CIM com “revisões de preços provocadas pelo aumento dos custos dos materiais”.
O Turismo de Portugal financiou em dois milhões de euros, e os quatro municípios assumiram o restante valor.
A ecopista do Dão ligará no futuro, e na zona do Vimieiro, em Santa Comba Dão, à futura ecovia do Mondego.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.