De acordo com um estudo feito pela European Business School (ISAG), 37% dos portugueses fizeram mais compras online durante o período da quarentena. Acredita-se que esse aumento se mantenha, pelo menos, durante a pandemia, e que as compras de Natal deste ano vão ser feitas em lojas online na sua maioria. Muitas lojas portuguesas estão a preparar-se para o aumento das vendas que surgem nesta altura do ano.

Se também pretende fazer as suas compras no online, mas quer garantir ao máximo a segurança na compra, apresentam-se as seguintes dicas:

Dicas para comprar online neste Natal:

1. Faça as suas compras com antecedência

Ao comprar em estabelecimentos físicos, mesmo que numa data próxima ao Natal, o máximo que pode acontecer é o produto que tanto queria estar esgotado. Nesse caso, opte por outra opção disponível na loja.

Nas lojas online, se comprar numa data próxima à festividade, podem existir atrasos, mesmo que escolha uma loja que faça a entrega em poucos dias. Sendo assim, para evitar o atraso do produto, deve fazer as suas compras com antecedência.

Não se esqueça que o aumento do número de compras online em Portugal aconteceu este ano e muitas lojas ainda se estão a adaptar à alteração do volume de vendas. Isto pode significar atrasos significativos nas entregas para o Natal.

2. Analise as opiniões de outros consumidores

Se pretende comprar numa nova loja online, faça uma análise dos comentários de consumidores anteriores. Se os comentários forem positivos, provavelmente também você terá uma boa experiência.

Além dos comentários da própria loja, faça uma pesquisa nas redes sociais e procure artigos de opinião sobre o estabelecimento. Dessa forma conseguirá garantir que faz a melhor escolha possível para a compra dos seus presentes de natal.

3. Opte por lojas especializadas

Iphone, Natal, Floco De Neve, Smartphone

As lojas especializadas oferecem diversas vantagens aos seus consumidores, sendo uma das principais a melhor qualidade de produtos – e, muitas vezes, a preços acessíveis. Devido à especialização, também garantem um melhor apoio ao cliente durante a compra e uma maior variedade de produtos.

Por exemplo, para comprar produtos religiosos seria preferível escolher uma loja cujo foco fosse a venda desses produtos. E a realidade é que muitos consumidores pensaram assim durante a Páscoa, levando a que a Holyart fosse muito comentada durante essa altura do ano. Isso coincidiu com o momento em que as vendas online começaram a ser um assunto mais falado.

Holyart dedica-se à venda de produtos de qualidade no setor religioso e envia uma média de 80.000 pacotes todos os anos! A loja online já está a preparar as vendas deste natal, com uma página totalmente dedicada à festividade. Nessa página pode encontrar uma grande variedade de produtos para o seu presépio, como cabanas e grutas a partir de 9,90€.

Portanto ao comprar online, opte por lojas especializadas nos produtos que pretende adquirir.

4. Tome sempre atenção às condições da loja

Antes de qualquer compra, conheça as condições da loja, principalmente em relação à política de devolução. Em que circunstâncias o produto pode ser devolvido e substituído? E quais os custos que essa substituição teria para si?

Se as condições da loja em questão não lhe agradarem, procure um produto idêntico numa loja que lhe garanta maior segurança na compra.

5. Escolha o método de pagamento mais adequado

Atualmente existem diversos métodos de pagamento à disposição dos consumidores.

O consumidor, em grande parte das lojas online, pode pagar com Paypal, cartão de crédito ou, mais recentemente, através de MBWay. Outras opções como transferência bancária ou outros métodos de pagamento online também podem estar disponíveis.

Dependendo do método de pagamento escolhido, pode ter mais benefícios para si. Quando o assunto são pagamentos online, siga sempre os cuidados de segurança.

Está pronto para as compras deste ano? Faça também as suas compras de natal na segurança do seu lar.

(Artigo ‘LifeStyle’ – GLUZ)