A Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) aprovou a Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) ADDLAP 2030, e espera agora o acesso a 2,86 milhões de euros de fundos comunitários, até 2025.
As verbas, oriundas do Fundo Europeu Agrícola e do Desenvolvimento Rural (FEADER), estão previstas na EDL aprovada por unanimidade pela comissão de acompanhamento estratégico que reuniu esta sexta-feira em Viseu, e que será agora enviada para o Governo.
A implementação da estratégia prevê verbas para várias áreas, nomeadamente pequenos investimentos na bioeconomia e economia circular (200.446 euros), pequenos investimentos na exploração agrícola (400.892 euros), investimentos em diversificação, comércio e serviços associados (601.339 euros), inovação na comercialização, cadeias curtas e mercados locais (200.446 euros) e conservação e valorização do património rural, natural, cultural e gastronómico (601.339 euros).
Estão ainda previstas verbas para cooperação (143.176 euros) e gestão, acompanhamento e avaliação da estratégia e sua animação (715.880 euros).
João Paulo Gouveia, responsável pela ADDLAP, realçou no final a importância dos cinco municípios que integram a associação – Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela – para a concretização a estratégia agora definida.
… João Paulo Gouveia
A ADDLAP tem até 2025 acesso a 2,86 milhões de euros, bem baixo dos investimentos elegíveis na ordem dos dez milhões de euros, com uma despesa pública de 5,78 milhões de euros disponíveis no anterior quadro de apoios, mas espera poder desenvolver mais tarefas, e com reforços de verbas, quer do Fundo Social Europeu e do FEDER, quer do FEADER.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.