Quatro novos objetos de design, produzidos de raiz por artesãos da região Viseu Dão Lafões, que trabalharam em colaboração com uma designer profissional, já podem ser vistos online.

São frutos do projeto Craft Turismo Criativo, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e pela Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) que podem integram uma exposição online acessível na plataforma craft.visitviseudaolafoes.pt.

Os trabalhos são quatro protótipos – em vidro, vime, barro e linho – que resultaram de um trabalho colaborativo entre os artesãos da região e a designer de produto Irena Übler, envolvendo também os participantes nas oficinas implementadas pelo projeto. Em conjunto, desenvolveram e criaram de raiz os quatro novos objetos, com base em técnicas, matérias e tradições locais.

São objetos originais, já em produção, pensados para compor uma mesa de refeição, em casa, ou num hotel ou restaurante. Têm assim aplicação prática e podem ser utilizados no dia a dia, contribuindo para a valorização do património imaterial da região de Viseu Dão Lafões.

A exposição documenta ainda, em fotos, todo o processo de trabalho.

O próximo passo do projeto Craft Turismo Criativo passa pela promoção de um “Roteiro Saber-Fazer”, que propõe visitas a oficinas artesanais em articulação com o Património, a Natureza e a Gastronomia e Vinhos dos cinco municípios integrados no projeto: Aguiar da Beira, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Sátão.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm