O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu autorização para explicar em tempo real decisões do árbitro com recurso ao videoárbitro.
A autorização da FIFA vai permitir que um árbitro possa explicar no estádio, em tempo real, uma decisão que tenha tomado, através de um sistema sonoro, como por exemplo em lance de falta dentro ou fora da área, ou um fora de jogo.
Um sistema que já existe noutras modalidades, como o râguebi, e já testado pela FIFA em competições como o Mundial feminino de 2023.
Portugal poderá ser um dos pioneiros a avançar para uma fase de testes a este sistema, e vai ser testada nas competições nacionais onde o sistema de VAR é utilizado, casos das duas ligas profissionais de futebol, liga feminina, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça e fase final da Liga 3.
Os primeiros testes avançarão nos estádios que a Liga de clubes comunique como tendo condições técnicas para o árbitro poder explicar aos espetadores as decisões que venha a tomar.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm