Foto: CVR Dão

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), em conjunto com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão), promove no próximo dia 21 de novembro em Gouveia, um ‘workshop’ sobre ‘O Valor do Património Genético do Dão’.

Vai decorrer a partir das 14:00, no auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Tazem.

O Valor do Património Genético do Dão “reflete o compromisso da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) em promover a preservação e valorização da diversidade genética da videira na Região Demarcada do Dão. Diante dos desafios do setor vitivinícola, que são cada vez maiores, este evento será um marco importante para se discutir a importância estratégica que assegurem a sustentabilidade da fileira vitivinícola regional e a autenticidade dos vinhos do Dão. Este encontro com diferentes especialistas, instituições e empresas será crucial para o futuro da vitivinicultura na região”, defende Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

Está prevista a presença de vários oradores que abordarão temas relacionadas com o vinho e com a vinha, entre os quais Elsa Gonçalves, da ISA-UL que irá falar sobre as “Estratégias de valorização da variabilidade intravarietal das castas de videira”.

Haverá ainda uma mesa redonda moderada por António Jordão, sobre o tema “O valor enológico das castas autóctones”, que contará com a participação de Xabier Kamio (AZ3), de Nuno Cancela de Abreu (Soc. Agrícola Boas Quintas), Osvaldo Amado (Global Wines), Paulo Nunes (O abrigo da Passarella) e Sónia Martins, da Lusovini.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.