Foto: Grupo Aquinos

O Grupo Aquinos tem novas centrais de produção de energia fotovoltaica nas suas unidades fabris de Nelas, Carregal do Sal e Tábua, onde tem a sede, que asseguram cerca de 37% das necessidades energéticas deste fabricante de móveis e colchões.

A informação foi confirmada pela Endesa X, que instalou, e já colocou em funcionamento um, total de 7.296 painéis solares fotovoltaicos, com uma capacidade total de 3,3 MWp (megawatt-pico), que produzirão aproximadamente 4,4 GWh (gigawatt)/ano.

Este equipamento, ainda segundo a Endesa X, vai responder às necessidades energéticas do Grupo Aquinos em seis Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC’s).

A instalação dos equipamentos iniciou-se em dezembro de 2022 e os trabalhos foram agora concluídos após cinco meses, um “tempo recorde dada a dimensão da obra”, salientou a empresa.

Ainda segundo a Endesa X, com este projeto “o Grupo Aquinos evitará a emissão anual de 1.133 toneladas de CO2 [dióxido de carbono] para a atmosfera, o que equivale à plantação de 62.971 árvores e significa uma poupança anual de 54% na fatura energética até 2023”.

Os painéis solares de alto rendimento instalados ocupam uma área de captação solar de 16.272 metros quadrados (m2), área equivalente à de três campos de futebol, sendo a energia produzida pela energia solar “equivalente ao consumo anual de 1.336 agregados familiares ou a 25,9 milhões de quilómetros percorridos por um carro elétrico”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.