Foto: CHTV

O executivo da Câmara Municipal de Santa Comba Dão aprovou, por unanimidade, uma moção onde mostra o seu repúdio pelo “possível encerramento noturno” do serviço de urgências pediátricas no Hospital de Viseu.

A moção foi apresentada pelo vereador da oposição na autarquia, António José Correia, justificando a mesma com base “nas notícias que têm circulado nos meios de comunicação social”.

Em nota de imprensa, o também presidente da comissão política de secção do PSD de Santa Comba Dão, justifica a moção lembrando que “o facto deste encerramento estar previsto aos fins de semana e durante o período noturno” ir “obrigar a que crianças e pais se desloquem a Coimbra e façam dezenas de quilómetros para serem atendidos”.

Apelou, por isso, ao conselho de administração do CHTV para que “encontre uma solução urgente que evite” o encerramento.

A moção aprovada pelo executivo de Santa Comba Dão lembra que “o Estado deve ser o garante da resposta em termos de doença aos seus cidadãos” e “que essa resposta deve ser assegurada, com recursos próprios ou de terceiros, 24h por dia, 365 dias por ano”.

Em causa estão notícias que apontam para a saída de quatro médicos do serviço de pediatria do Hospital de Viseu que poderão levar ao encerramento da Urgência Pediátrica durante várias horas do dia, com a alternativa a ser o recurso ao Hospital de Coimbra.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.