Hoje, 25 de novembro, assinala-se o dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, estando previstas manifestações em várias cidades do país, entre as quais Viseu.

Associações de defesa dos direitos das mulheres saem à rua em manifestações pelo fim da violência contra as mulheres, no dia em que também arranca uma campanha internacional.

Já em Mangualde, é assinado um protocolo com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que presta a sua solidariedade em várias cidades de todo o país.

Hoje arranca também a campanha da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) “16 Dias pelo Fim da Violência Contras as Mulheres e Raparigas”.

Trata-se de uma campanha anual, que se prolonga até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, “recordando assim que a violência contra as mulheres é a mais frequente violação dos direitos humanos em todo o mundo”, refere a organização.

A contabilização feita pelo Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA), com base em notícias publicadas na comunicação social entre 01 de janeiro e 15 de novembro deste ano, revelou 28 mulheres mortas, 22 das quais no contexto de relações de intimidade, segundo dados preliminares divulgados em 22 de novembro.

O dia 25 de novembro foi também designado o Dia Cor de Laranja no âmbito da campanha UNiTE, das Nações Unidas, com esta cor a simbolizar um futuro livre de violência, mas também como forma de demonstrar a solidariedade com a luta pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm