Foto: Freepik

A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, responsável pelo Hospital de Viseu, está a investir na melhoria da eficiência energética, avançando para a substituição das luminárias do parque de estacionamento.

Estão a ser colocadas novas luminárias em tecnologia LED, que consomem menos energia e produzem maior luminosidade, numa medida que os responsáveis pelo Hospital de São Teotónio enquadram na estratégia de promoção da sustentabilidade ambiental.

Faz parte de um projeto de investimento de reconversão dos sistemas energéticos e hídricos da unidade hospitalar, de valor superior a 6,3 milhões de euros (ME), investimento suportado por uma candidatura a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto contempla ainda a instalação de um sistema de trigeração, para produção de frio, calor e eletricidade, a substituição dos chillers, das caldeiras a vapor e das unidades de tratamento de ar (UTA) por equipamentos de alta eficiência, a par de um conjunto de medidas de eficiência hídrica (como a aplicação de reguladores de caudal e a substituição de equipamentos hidráulicos) com uma poupança estimada do consumo de água superior a 50%.

Com a execução deste projeto de investimento prevê-se não só a redução do consumo anual de energia e água e da emissão de gases com efeito de estufa, mas também a redução dos gastos com fornecimentos e serviços externos, nomeadamente os relativos à manutenção de equipamentos, que, por serem antigos, estavam sujeitos a frequentes avarias.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu