Foto: CCL

A Linha da Beira Alta deverá reabrir no dia 12 de novembro, anunciou o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes.

Encerrada desde 19 de abril de 2022 para obras de requalificação no traçado entre Pampilhosa e a Guarda, tinha na altura um prazo de execução de nove meses, mas largamente ultrapassado, tendo agora uma previsão de abertura prevista para o próximo mês de novembro avançada pela Infraestruturas de Portugal.

Segundo Carlos Fernandes, apesar de estar previsto que os comboios comecem a circular no dia 12 de novembro, alguns trabalhos irão continuar após essa data, mas sem impacto significativo na circulação ferroviária.

A requalificação a Linha da Beira Alta representa um investimento de cerca de 600 milhões de euros, com total renovação da via, incluindo a construção de instalações para comboios de mercadorias, a supressão de todas as passagens de nível e a criação de uma ligação à Linha do Norte, permitindo que haja serviços diretamente do Porto para a Linha da Beira Alta.

Depois de pronta, vai permitir uma economia de tempo de viagem de cerca de 30 minutos, com uma velocidade de circulação dos comboios a poder atingir os 120 km/h.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu