Foto: AVFC

Joana Cardeal, nadadora do Académico de Viseu, conquistou a medalha de bronze na prova dos 200 Estilos, durante os Campeonatos Nacionais Absolutos, que decorrera no Funchal, na Madeira.

A competição contou com 719 nadadores, em representação de 102 clubes, com o Académico de Viseu a fazer-se representar por oito atletas.

Joana Cardeal destacou-se pela medalha conquistada, mas também pela presença em mais quatro finais, terminando todas sempre no Top 5.

A sua irmã, Beatriz Cardeal, destacou-se pelo apuramento para as finais das eliminatórias que disputou, onde somou novos máximos pessoais, nas provas de 50 e 100 Mariposa, ficando muito perto do bronze na prova dos 400 Estilos, que terminou a escasso meio segundo da terceira classificada.

Venceria a final B dos 50 Mariposa.

Quanto a Madalena Figueira, em estreia na competição, além de novos máximos pessoais, garantiu a presença nas finas B dos 100 e 200 Costas, e na prova de 200 Estilos.

Referência ainda para os novos recordes pessoais de João Vitória nos 200 Costas, com 2 minutos 23,63 segundos, e de Guilherme Silva nos 800 Livres com 9 minutos 25,97 segundos.

Em femininos Lara Fonseca conseguiu também nova melhor marca pessoal ao nadar os 200 Costas, em 2 minutos 40,72 segundos.

No calendário academista segue-se a preparação para a época de Verão, que culminará com os Campeonatos Absolutos de Portugal.

Em agenda, para o dia 23 de abril, está o SWIMKICK2023, prova organizada pelo clube viseense que se disputará nas piscinas do Fontelo e onde estarão todos os atletas do clube, com o Sporting de Espinho como clube convidado, para uma demonstração de Natação Artística.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.