Manutenção de espaços verdes é uma das competências assumidas pela Junta

A Câmara de Lamego vai assegurar uma compensação financeira anual de 135 mil euros à Junta de Freguesia de Lamego, a partir de janeiro de 2023, no âmbito do acordo de transferência de competências.

As duas partes chegaram a acordo para que a junta de freguesia fique responsável pela “gestão e manutenção dos espaços verdes e limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, fora das áreas concessionadas”, e pela “manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público, à exceção daquele que seja objeto de concessão”, avançou o autarca de Lamego, Francisco Lopes.

Esta “almofada financeira” de 135 mil euros vai permitir à junta fazer face aos custos que irá ter com o assumir destas competências.

“Vamos trabalhar em conjunto para melhorar os serviços básicos prestados aos nossos munícipes. A celebração deste acordo põe fim a um processo conturbado de transferência de competências para a Junta de Lamego que devia ter sido finalizado no mandato anterior, mas só agora foi possível com muito diálogo e vontade manifestado entre as partes”, acrescentou Francisco Lopes.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu