Foto: Dasha Urvachova

A Câmara de Lamego informou que, só nos últimos 12 meses, foram recolhidos no concelho 231 animais errantes, um número que preocupa os responsáveis pelo Município.

Abrigo – Centro de Recolha Oficial, tem nesta altura um número recorde de cães e gatos, o que já levou a autarquia a avançar com obras que vão permitir a duplicação da capacidade do espaço, mas não será suficiente “caso se mantenham os números atuais de animais abandonados no concelho”, frisa a autarquia.

Alerta que os serviços municipais identificaram “dez matilhas com um total de 86 animais”, e recentemente uma outra matilha “foi recolhida na zona da Urbanização do Paraíso”, assim dando resposta a preocupações de segurança e tranquilidade por parte da população residente naquele local.

Uma das soluções, defende o município de Lamego, passará também pela adoção de animais, promovendo ações de adoção responsável e também de apoio às famílias mais necessitadas para que possam assegurar os cuidados de saúde aos animais. No ano passado foram adotados 178 cães e gatos.

A esterilização de animais é outra das prioridades, numa tentativa de minimizar os números de animais abandonados no concelho.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm