Museu de Lamego e a Escola Secundária Latino Coelho, que comemora 141 anos, estão a desenvolver um projeto a que chamam “Sala colonial”, com o objetivo de provocar o autoquestionamento, de refletir sobre o passado colonial e promover uma educação crítica.

“O projeto envolve um grupo de professores da escola, para promover a ativação de uma educação crítica e de autoquestionamento em relação ao passado colonial”, adianta a diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão.

A “Sala colonial” assenta numa proposta da artista e investigadora Catarina Simão e tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Direção Regional de Cultura do Norte e do Município de Lamego. O projeto, segundo os seus promotores, tem o “potencial pedagógico reflexivo no impulso para uma formação humanística, de condutas cívicas, igualitárias e de justiça social, que são as linhas estratégicas”.

Alexandra Falcão lembra que “há 40 anos que o museu tem uma coleção de arte africana sobre a qual muito pouco sabemos. Uma coleção do Liceu Nacional Latino Coelho que fazia parte do recheio da antiga ‘sala colonial’, também chamado ‘museu colonial’ ou ainda ‘sala ultramarina’, que foram criadas em vários liceus nacionais como forma de exaltação do império português promovida pelo Estado Novo”.

Como a coleção, atualmente depositada no museu, pertencia à escola, “figurou-se absolutamente essencial que o processo de redescoberta partisse de um projeto educativo que envolvesse” a antiga e a atual comunidade escolar.

O projeto com a comunidade escolar vai ser desenvolvido ao longo de cinco semanas, e em junho de 2022, dará origem a uma ‘performance’ e uma exposição.

Já no dia 08 de novembro, data do 141.º aniversário da escola, será apresentado na instituição de ensino e será reaberta à comunidade escolar a sala do Museu das Ciências Naturais.

O anúncio deste projeto do Museu de Lamego acontece numa altura em que a instituição está encerrada ao público, para obras de reabilitação.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.