Imagem: CNE

Dezassete presidentes suspenderam os mandatos como autarcas para serem candidatos a deputados nas legislativas de 10 de março, dos quais quatro no distrito de Viseu.

Rui Ladeira, em Vouzela, Carlos Silva Santiago, em Sernancelhe, e João Paulo Fonseca, em Armamar, todos eleitos pelo PSD, e também Armando Mourisco, eleito pelo PS na autarquia de Cinfães, avançaram para a suspensão de mandato, como determina a lei eleitoral.

Em Viseu, Carlos Silva e Rui Ladeira, ocupam o quarto e o quinto lugar, respetivamente, na lista da AD, num distrito onde o PSD elegeu quatro deputados em 2022, com João Paulo Fonseca no oitavo lugar, sem grandes hipóteses de ser eleito.

Em Cinfães, Armando Mourisco suspendeu o mandato como presidente para ser o quinto candidato na lista socialista em Viseu, distrito onde o PS elegeu quatro deputados em 2022, o que levou o próprio candidato a considerar que dificilmente será eleito.

O exercício do mandato de deputado à Assembleia da República é incompatível com o cargo de presidente e de vice-presidente de Câmara Municipal, pelo que a lei obriga à suspensão dos mandatos para serem candidatos, embora a suspensão permita o regresso ao cargo após as eleições, caso não sejam eleitos, por exemplo.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março e a campanha eleitoral vai decorrer entre 25 de fevereiro e 08 de março.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm