O Tondela perdeu por 1-0 nos Açores com o Santa Clara, líder da Liga 2 de futebol, em jogo da 30.ª jornada, a segunda derrota desde que Sérgio Gaminha assumiu a liderança dos ‘auriverdes’.
O único golo da partida foi apontado por Vinícius, aos 62 minutos, numa altura em que o Tondela jogava já em vantagem numérica, depois da expulsão aos 25 minutos de Paulo Henrique, por cotovelada em Hélder Tavares.
Na primeira parte, o Tondela dispôs de mais oportunidades de perigo, sendo que a primeira foi da autoria de Ceitil, aos 38 minutos, que rematou ligeiramente ao lado da baliza defendida por Gabriel Batista.
Aos 42 minutos, voltaram a ameaçar o golo, desta vez com Daniel dos Anjos a não conseguir desviar por pouco o centro de Bebeto.
Já em tempo de descontos, Alisson Safira podia ter marcado para o Santa Clara, mas o cabeceamento do avançado brasileiro proporcionou uma grande defesa a Léo.
No regresso dos balneários, Daniel dos Anjos testou os reflexos de Gabriel Batista na cobrança de um livre direto, enquanto na outra baliza Vinícius permitiu mais uma boa defesa a Léo quando estava isolado perante o guardião.
O Santa Clara acabaria mesmo por chegar à vantagem aos 62 minutos, com Vinícius a assumir o papel de protagonista, num lance em que desviou ao segundo poste o cruzamento de Pedro Ferreira vindo da direita.
Lucas Barros, do Tondela, já nos descontos, foi expulso por agressão a Calila.
Com mais esta derrota, a segunda consecutiva, o Tondela ocupa o 6.º lugar, com 45 pontos.
Na próxima jornada, dia 28 de abril, recebe o Benfica B em jogo pelas 14:00.
Jogo disputado no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Vinícius, 62 minutos.
Equipas:
– Santa Clara: Gabriel Batista, Lucas Soares, Rocha, Pedro Pacheco, Ricardinho (Calila, 90+2), Adriano (Klismahn, 83), Pedro Ferreira, Paulo Henrique, Bruno Almeida (MT, 46), Vinícius (Rafael Santos, 83) e Alisson Safira (Rafael Martins, 71).
(Suplentes: Marcos Díaz, Calila, Rafael Sousa, Sema Velázquez, Yannick Semedo, MT, Gabriel Silva, Klismahn e Rafael Martins).
Treinador: Vasco Matos.
– Tondela: Léo, Tiago Almeida (Luas Farias, 46), Gustavo de França (Cícero, 46), Ricardo Alves, Lucas Barros, Ceitil (Yaya, 66), Bebeto, Hélder Tavares, Rui Gomes (Pedro Maranhão, 71), Costinha (Roberto, 66) e Daniel dos Anjos).
(Suplentes: Ricardo, Yaya, Luís Rocha, Roberto, Pedro Maranhão, Samuel Lobato, Lucas Mezenga, Luan Farias e Cícero).
Treinador: Sérgio Gaminha.
Árbitro: António Nobre (AF Leiria).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Vinícius (22), Gustavo Franca (28), Lucas Barros (52), Lucas Soares (85), Daniel dos Anjos (90+2). Cartão vermelho para Paulo Henrique (25) e Lucas Barros (90+4).
Assistência: 2.041 espetadores.