Cinco pessoas morreram nas estradas portuguesas no período da Páscoa, mais uma do que no mesmo período do ano passado, quando vigoravam medidas como a proibição de circulação entre concelhos, informaram as autoridades.

Os números são da GNR e da PSP, registados durante a Operação Páscoa, entre 14 e 18 de abril, e foram comunicados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e referem ainda 37 feridos graves, mais 10 do que no período da Páscoa do ano passado, e 456 feridos leves.

Os acidentes nas estradas portuguesas também subiram relativamente ao período da Páscoa do ano passado, havendo registo de 1.352.

Segundo as autoridades, as cinco vítimas mortais resultaram de acidentes que ocorreram nos distritos de Braga, Coimbra, Lisboa, Portalegre e Vila Real.

No total, foram fiscalizados neste período festivo mais de 1,4 milhões de automóveis e, entre radares de velocidade fixos e da GNR, foram detetados 12.655 excessos de velocidade.

Foram submetidos ao teste de álcool 17.042 condutores, dos quais 527 apresentaram uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida (0,5 g/l). Destes, 310 foram detidos por apresnetarem taxa considerada crima, igual ou superior a 1,2 g/l.

Foram igualmente detetadas 177 infrações por uso do telemóvel durante a condução

“Apesar dos progressos efetuados nos últimos 25 anos em Portugal, o número de mortos e de feridos graves devido aos acidentes rodoviários continua a ser muito elevado”, sublinha a ANSR, acrescentando que, em média, na última década, 650 pessoas por ano perderam a vida e mais de 2.000 ficaram gravemente feridas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm