Em Mangualde já está a funcionar o balcão de atendimento da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, que funciona no edifício do CIDEM, o Centro de Inovação Empresarial.
A abertura deste balcão resulta de um protocolo entre a autarquia de Mangualde e a AIMA, e pretende ser um espaço para dar resposta às necessidades de imigrantes, em particular no processo de legalização.
Mangualde tem assim um dos dois balcões de atendimento da AIMA existentes no distrito de Viseu, o outro está situado na Avenida Alberto Sampaio, em Viseu, no edifício do antigo Governo Civil.
Marco Almeida, autarca de Mangualde, destaca a importância deste balcão da AIMA no concelho, lembrando o setor empresarial que tem e que leva a que o concelho seja muito procurado por emigrantes que assim têm agora um instrumento que os vai ajudar em processos de legalização de documentos para residirem e trabalharem em Portugal.
Em Mangualde, desde junho de 2022, funcionava o CLAIM – Centro Local de Atendimento a Imigrantes, onde desde então foram atendidos cerca de 1200 imigrantes, com Marco Almeida a adiantar ainda que, nas escolas do concelho, neste ano letivo há cerca de 400 alunos de 22 nacionalidades diferentes.
O balcão da AIMA em Mangualde funciona entre as 09:00 e as 12:30 e das 14:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.