Foto: CM Mangualde

A Câmara de Mangualde vai avançar com a criação de um parque na cidade, que vai ter o nome de Ana de Castro Osório, escritora nascida no concelho, prevendo que esteja pronto ainda este ano e onde vai investir cerca de mio milhão de euros.

Será um parque urbano temático, especialmente direcionado às crianças, numa homenagem à escritora que é considerada a fundadora da literatura infantil em Portugal.

Ana de Castro Osório nasceu em Mangualde em 1872, e teve uma vida dedicada à literatura infantil, mas também ao jornalismo e ao ativismo feminista, onde foi também uma das pioneiras do movimento em Portugal.

A memória desta filha ilustre do concelho de Mangualde vai ser ainda evocada com outras iniciativas, entre as quais uma biblioteca itinerante, e para o início de 2025 está prevista a primeira edição do Festival de Literatura Infantojuvenil, o primeiro a ser realizado em Portugal.

Estas iniciativas fazem parte do projeto ‘Mangualde – Cidade das Histórias’, da autoria de Rosabela Afonso, que prevê ainda, entre outras atividades, um concurso direcionado aos estudantes para a realização de uma escultura sobre Ana de Castro Osório, dois comboios temáticos, a construção de coretos para música, a remodelação do teatro da cidade e de outros espaços para instalar o ‘palácio das fadas’, o ‘palácio das magias’ e o ‘castelo dos bravos’”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.