Os comboios vão voltar a circular com normalidade, em toda a extensão da Linha da Beira Alta, já a partir de domingo, dia 28 de setembro, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
Mais de três anos após o encerramento para obras, em abril de 2022, e investidos cerca de 600 milhões de euros na requalificação da via férrea, será integralmente reposto o serviço de transportes de passageiros, e de mercadorias, com a abertura da ligação entre a Pampilhosa e Mangualde, o único troço que faltava, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).
A renovação integral da Linha da Beira Alta, com os seus 193 quilómetros de extensão, é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e destina-se a permitir uma ligação ferroviária para passageiros e mercadorias mais segura e rápida entre o Centro e o Norte do país e a fronteira com Espanha.
Está agora integralmente eletrificada e a requalificação incluiu ainda melhorias do traçado, com a construção de diversas variantes, que permitem o aumento de velocidade de circulação dos comboios.
Foram também suprimidas todas as passagens de nível com a construção de alternativas de atravessamento desniveladas.
Nas estações, foram criadas zonas de resguardo, que asseguram o cruzamento de comboios de 750 metros, o que vai permitir o aumento do número de comboios e uma maior fluidez de circulação.
A Linha da Beira Alta foi ainda dotada de modernos sistemas de sinalização eletrónica e telecomunicações ferroviárias, que garantem a melhoria dos níveis da segurança.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.