Foto: CM Mangualde

Em pleno centro da cidade de Mangualde está a ser instalado um sistema que vai permitir 550 lugares de estacionamento inteligente, onde estão a ser investidos mais de 330 mil euros, e a previsão é que esteja totalmente operacional a partir de final de novembro deste ano.

É um projeto de Smart Parking, onde se pretende um sistema de informação de mobilidade urbana em tempo real, através da colocação de sensores em lugares individuais e da instalação de painéis com a informação da sua disponibilidade.

Segundo o autarca Marco Almeida, quando estiver operacional, “vai facilitar muito a vida dos cidadãos” colocando o concelho na vanguarda do uso de soluções tecnológicas e digitais para tornarem Mangualde “um território inteligente e sustentável”, considerou o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.

A plataforma digital vai gerir toda a informação sobre a ocupação dos cerca de 550 lugares, sendo os cidadãos informados da disponibilidade de estacionamento através de uma aplicação para telemóvel, facilitando assim a procura de um lugar disponível para estacionar, permitindo poupar tempo e combustível.

A obra foi financiada em 85 por cento pelo FEDER, no âmbito das Smartcities.

A autarquia garante as zonas de estacionamento pago vão manter-se as mesmas, sem qualquer alteração.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.