Foto: CM Mangualde

O Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, em Mangualde, reabriu portas este sábado, concluídas que estão as obras de requalificação e estabilização onde foram investidos cerca de 600 mil euros.

O Mosteiro estava ao abandono, após a extinção das ordens religiosas, em 1834, tendo sido classificado como Monumento Nacional em 2002.

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), com o aval dos proprietários do Mosteiro, recorreu a fundos do Programa Operacional Regional Centro 2020 para recuperar o imóvel, que se encontrava num estado de degradação profunda.

O investimento foi financiado em cerca de 460 mil euros por fundos comunitários, tendo a contrapartida nacional sido assumida pelos proprietários.

Foi feita a reabilitação e estabilização do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, que tem agora garantidas as condições de segurança necessárias para que a igreja possa ser visitada.

O projeto incluiu ainda a criação de um espaço para exposição de longa duração, onde é feita a interpretação cultural, histórica e arquitetónica do mosteiro que foi também incluído nos circuitos de visita associados à Ordem de Cister.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm