A Câmara de Mangualde quer uma lista atualizada de todas as captações de água no concelho que estão desativadas, e possam ser utilizadas em caso de necessidade, avançou o presidente da autarquia, Marco Almeida.

O objetivo da autarquia é estar prevenida para problemas de abastecimento que possam acontecer devido à situação de seca que atinge todo o país.

A estimativa da Câmara de Mangualde é que haja cerca de 40 captações de água desativadas no concelho, e o próximo passo é fazer o cadastro para que possam ser ativadas, se for necessário.

Marco Almeida lembra que “a autarquia tem algumas captações de água ativas, que usa principalmente para regas dos espaços verdes públicos”, mas garantiu que “as regas vão ser reduzidas para poupar água”.

A Câmara de Mangualde também já avançou com uma campanha de sensibilização onde apela à população para não desperdiçar água.

Além do abastecimento às populações, também a situação na agricultura está a preocupar o presidente da Câmara de Mangualde que lembra que a falta de água nos pastos pode provocar sérios prejuízos na produção do Queijo Serra da Estrela, e também na produção de frutos vermelhos, duas das mais valias agrícolas do concelho.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.