D.R.

A Câmara de Moimenta da Beira vai homenagear o escritor Aquilino Ribeiro, com uma escultura, em tamanho real, de autoria de Daniel Castro Gamelas.

Vai ser no dia 26 de fevereiro, informou a autarquia, acrescentando, em nota de imprensa, que se trata “um conjunto escultórico notabilíssimo, composto por quatro peças, todas feitas em bronze e todas em tamanho real, de Aquilino Ribeiro rodeado por três lobos”.

Segundo o executivo camarário, liderado por Paulo Figueiredo, a obra “representa o período em que o escritor traduziu a resistência dos povos dos baldios num dos acervos literários mais afamados” de Aquilino Ribeiro – “Quando os Lobos Uivam”.

“É uma homenagem ao escritor, um dos maiores e mais prolíficos autores portugueses, de produção literária diversificadíssima que vai do romance ao conto, à novela, aos estudos etnográficos e históricos e também perpassa a biografia, a literatura infantil e o jornalismo polemizado”, sublinha.

O trabalho é assinado pelo escultor Daniel Castro Gamelas, que tem “trabalhos distinguidos em Nova York e obra apresentada em mostras individuais e coletivas em Portugal, em Espanha e nos Estados Unidos”.

A obra vai ficar instalada no centro de Moimenta da Beira, na Praça do Tabolado, junto aos Paços do Concelho.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.