O Tondela perdeu por 1-0 no campo do Estoril Praia, com um golo solitário de Arthur na reta final do jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

As duas equipas defrontavam-se no seguimento de fases negativas de resultados e discutiram um primeiro tempo animado no Estádio António Coimbra da Mota, que contou com várias situações de golo, a primeira das quais de Francisco Geraldes, que, aos cinco minutos, atirou para defesa incompleta, mas importante, de Trigueira.

A resposta do Tondela teria lugar pouco depois, aos 11, através de uma tentativa de remate de Rafael Barbosa que parecia bem enquadrada, mas que ‘encontrou’ o corpo de um defesa estorilista como obstáculo, e, aos 25, numa iniciativa individual de Salvador Agra à qual Dani Figueira se opôs com defesa apertada.

O último terço da primeira metade revelou um ascendente por parte do Estoril Praia, que se aproximou com perigo da baliza beirã através de remate de meia distância de Geraldes, aos 32, e com três momentos em que o golo pareceu iminente para a equipa da casa.

Primeiro, André Franco proporcionou excelente defesa a Trigueira; o mesmo jogador voltou a tentar, aos 45+1, com um livre direto que esbarrou no travessão e, momentos mais tarde, os postes voltaram a negar as intenções dos da casa, desta feita a Rosier, que atirou em direção ao poste esquerdo.

O Estoril Praia teve novamente o golo mais próximo na segunda metade, voltando a encontrar em Trigueira uma barreira intransponível, aos 58, num lance em que Xavier se projetou para desviar a bola, mas deparou-se com nova intervenção de qualidade do guardião, que embateu inclusivamente contra o poste para evitar o golo dos ‘canarinhos’.

O conjunto da Linha de Cascais não conseguiu dar seguimento aos bons períodos – final da primeira parte e início da segunda – e as substituições foram retirando fluidez ao jogo sem contudo refrear as intenções da equipa local, que chegaria mesmo ao golo, aos 86, numa recarga de Arthur após uma primeira defesa de Trigueira a disparo de Rosier.

Seguiu-se um momento que incluiu todo o banco estorilista em celebração com o autor do golo e outro de suspense, visto que o lance mereceu revisão do videoárbitro devido a dúvidas sobre um eventual adiantamento de Mboula numa fase anterior da jogada.

O golo seria validado, para alívio e felicidade dos da casa, que assim celebraram o regresso às vitórias ao fim de oito partidas, sete a contar para a I Liga e o afastamento da Taça de Portugal, precisamente perante o Tondela.

O triunfo hoje alcançado representa também o primeiro do Estoril Praia em 2022, possibilitando-lhe alcançar o Vitória de Guimarães, que no domingo visita o lanterna-vermelha Belenenses SAD, no sexto lugar, com 30 pontos.

Por seu turno, em virtude de não ter conseguido pontuar, o Tondela permanece com 20 pontos e ao alcance de Moreirense, Arouca e Famalicão, podendo terminar a jornada sobre os lugares de despromoção.

Jogo disputado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Estoril Praia – Tondela, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Arthur Gomes, 86 minutos.

Equipas:

– Estoril Praia: Dani Figueira, David Bruno, Bernardo Vital, Ferraresi, Joãozinho, Rosier, Francisco Geraldes (Romário Baró, 66), André Franco (João Gamboa, 81), António Xavier (Jordi Mboula, 66), Arthur Gomes e André Clóvis (Leonardo Ruiz, 75).

Suplentes: Thiago Rodrigues, Jordi Mboula, Coly, Leonardo Ruiz, Bruno Lourenço, João Gamboa, Lucho, Romário Baró e Patrick William.

Treinador: Bruno Pinheiro.

– Tondela: Pedro Trigueira, Bebeto, Manu Hernando, Modibo Sagnan, Ricardo Alves, Iker Undabarrena (Sessi D’Almeida, 83), Pedro Augusto (Juan Boselli, 72), Tiago Dantas (João Pedro, 72), Rafael Barbosa (Javier Avilés, 79), Salvador Agra e Daniel dos Anjos (Renat Dadashov, 79).

(Suplentes: Babacar Niasse, João Pedro, Javier Avilés, Juan Boselli, Renat Dadashov, Tiago Almeida, Sessi D’Almeida, Eduardo Quaresma e Telmo Arcanjo.

Treinador: Pako Ayestarán.

Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Francisco Geraldes (38), Ricardo Alves (39), Romário Baró (70), Javier Avilés (90+6) e Daniel dos Anjos (90+7).

Assistência: cerca de 800 espetadores.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.