A Expodemo é a Festa da Maçã, mas o Vinho ganha identidade no programa, e “cada vez mais”, com “espaço próprio no recinto” e a presença das três regiões demarcadas que se cruzam no território – Távora-Varosa, Douro e Dão -, destaca a autarquia de Moimenta da Beira que organiza o evento.

Durante todo o certame haverá provas de vinhos e conversas com especialistas do setor, com destaque para a que vai acontecer a partir das 18:00 de sexta-feira, dia 16 de setembro, com Dirk Niepoort, do Douro, e Álvaro de Castro, do Dão, que vão falar sobre um projeto pioneiro destas duas regiões: o vinho ‘Doda’, que alia a elegância, frescura e longevidade dos vinhos do Dão à estrutura e potência dos vinhos do Douro.

O vinho ‘Doda’ é produzido com uvas da Niepoort e da Quinta da Pellada/Saes.

No mesmo dia ainda, mas pelas 19:30, haverá uma prova harmonizada de vinhos do Porto dinamizada por João Roseira, da Quinta do Infantado e do simplesmente…Vinho.

No sábado, 17 de setembro, é o dia “Távora-Varosa”, com Agostinho Peixoto, Ceo da Espumanteria Portuguesa, a comentar quatro espumantes: Terras do Demo, da Cooperativa Agrícola do Távora, Murganheira, Hehn & Meireles e Casa do Vinhago.

A Comissão Vitivinícola Regional do Távora-Varosa vai estar institucionalmente a representar os produtores no stand da Prova de Vinhos durante todo o certame.

Segundo a autarquia de Moimenta da Beira, na Expodemo vão estar presentes 50 marcas de vinho das três regiões demarcadas:

Távora-Varosa: Tempo Largo; Casa do Vinhago; Casa dos Viscondes da Várzea; Casa de Sta. Eufémia; Casa Santo António Britiande; Casca Wines; Raposeira; Cooperativa Agrícola do Távora; Hehn & Meireles; Titan Of Távora-Varosa; Quinta da Moita; Quinta das Cepas; Murganheira e Wine Attitude.

Douro: Quinta do Infantado; Quinta dos Tourais; Niepoort; Quinta da Covada; Quinta da Carregosa; Real Companhia Velha; Quinta do Portal; Parceiros na Criação; Villa Medini; Poeira; Casa dos Varais; Quinta de La Rosa; Quinta da Videira Grande; Trintorum; Mafarrico; Quinta dos Nogueirões; Lucinda Todo Bom; Marília; Quinta de Santa Eufémia; Alves de Sousa; Alta Pontuação e Titan Of Douro.

Dão: Quinta do Perdigão; Quinta da Fata; Quinta da Pellada/Saes; Quinta de Lemos; MOB; Fidalgas de Santar; UDACA; Quinta dos Monteirinhos; Adega Cooperativa de Penalva do Castelo; Casa da Passarella; Adega da Corga; Vinha Paz e Ribeiro Santo.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm