Foto: CM Mortágua

A Câmara de Mortágua quer aproveitar e valorizar os biorresíduos resultantes da poda e trituração simultânea dos ramos das árvores do espaço público, evitando que sejam depositados no aterro sanitário.

Lembra a autarquia que, anualmente, são recolhidas cerca de 4.200 toneladas de resíduos urbanos, e desses, segundo dados da Planalto Beirão, que faz a recolha, cerca de 13,8% são biorresíduos verdes.

São esses que a autarquia de Mortágua quer aproveitar, através do projeto ‘Mortágua+Bio: Mortágua Valoriza Resíduos Verdes’.

O objetivo é recolher, pelo menos, 120 toneladas anuais destes biorresíduos provenientes da manutenção de espaços municipais, encaminhando-os para o centro de compostagem municipal, além da recolha seletiva de pelo menos 20 toneladas de flores e plantas retiradas dos cemitérios.

O projeto insere-se numa candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra ao programa “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos”, apoiado pelo Fundo Ambiental.

Está previsto um conjunto de ações para promover e aumentar a recolha seletiva de resíduos verdes, a sua reciclagem e valorização.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm