Foto: CM Mortágua

A Câmara de Mortágua avançou com um concurso público para a obra de reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que funciona no concelho há cerca de 40 anos.

O concurso foi já publicado em Diário da República e tem um preço base a rondar os 830 mil euros, e um prazo de execução de um ano.

Para o presidente da autarquia de Mortágua, Ricardo Pardal, trata-se de “um grande investimento” não só do ponto de vista financeiro, “mas também de uma intervenção estruturante para o futuro” pelo que representará ao nível “da preservação do ambiente, das linhas de água e da qualidade de vida dos munícipes”, frisou.

Uma reabilitação profunda da ETAR, ao nível do Tratamento Preliminar, Tratamento Primário e Secundário das águas residuais e encaminhamento para o destino final. Está prevista a construção de uma nova Estação Elevatória inicial e a reabilitação/beneficiação dos edifícios existentes e órgãos de tratamento (limpezas, reparações e pinturas), beneficiação das valas de oxidação, arranjos exteriores, entre outras intervenções.

Com esta obra a autarquia de Mortágua pretende “melhorar a eficiência do sistema de tratamento, quer em termos quantitativos, quer qualitativos, assegurando uma resposta que permita atender ao aumento atual e projetado da população abrangida num horizonte temporal alargado”, destaca o autarca.

A ETAR de Mortágua entrou em funcionamento em 1986 e a reabilitação é considera fundamental para que a estrutura possa dar resposta às necessidades do presente e do futuro, num concelho onde nas últimas quatro décadas se verificou um aumento significativo da população que serve.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!