A Câmara Municipal de Mortágua anunciou a abertura do concurso público para a reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com um preço base de 1.097.287 euros e um prazo de execução de 12 meses.
Segundo o presidente da autarquia, Ricardo Pardal, a intervenção é considerada “crucial para a sustentabilidade ambiental, preservação das linhas de água e melhoria da qualidade de vida da população”. A empreitada visa aumentar a eficiência do sistema de tratamento, respondendo ao crescimento da população servida.
A ETAR, construída há cerca de 40 anos, foi inicialmente projetada para cerca de 2.700 habitantes, mas atualmente serve mais de seis mil pessoas, o equivalente a dois terços da população do concelho. Após a reabilitação, o equipamento irá tratar efluentes de várias localidades do município.
Os trabalhos incluem a construção de uma nova estação elevatória, a remodelação dos órgãos de tratamento e edifícios, bem como a medição dos efluentes antes da sua descarga no meio hídrico.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












