Foto: CM Mortágua

A Câmara de Mortágua aprovou um orçamento de 19,3 milhões de euros para 2026, representando um aumento de cerca de 20% face ao ano anterior. Com a incorporação do saldo de gerência, estimado em 4 milhões, o valor global deverá atingir os 23 milhões de euros.

O documento “mantém o foco no desenvolvimento sustentável, criação de emprego, fixação de jovens e famílias, e melhoria da qualidade de vida dos munícipes”, segundo informou a autarquia.

Entre os principais investimentos previstos no Plano Plurianual destacam-se o arranque da segunda ampliação do Parque Industrial, a conclusão da remodelação da antiga escola primária para habitação a custos acessíveis, e o lançamento da requalificação da ETAR de Mortágua.

Está também prevista a criação do Parque de Água na zona do Valongo-Breda, a modernização da Estação de Tratamento de Água, a requalificação do espaço da feira de Vale de Açores e a melhoria das acessibilidades na vila, incluindo a Rua Dr. José Lopes de Oliveira.

O plano contempla ainda a ligação entre a Estação e o Agrupamento de Escolas e a construção das ETAR de Santa Cristina e Sula.

A autarquia de Mortágua sublinhou “o compromisso com uma gestão rigorosa e o apoio às famílias em situação de maior vulnerabilidade social”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!