Foto: CCL

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e PSP a estão na estrada com a campanha “Taxa Zero ao Volante”, para alertarem os condutores sobre os riscos da condução sob efeito do álcool.

Vai decorrer até à próxima segunda-feira, dia 29 de maio, e é mais uma campanha inserida no Plano Nacional de Fiscalização.

As forças de segurança alertam para os números do impacto do álcool na condução, que apontam para que “um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l”.

‘Taxa Zero ao Volante’ procura ainda alertar os condutores para os efeitos que o álcool produz na redução da capacidade de reação e de coordenação motora, e do campo visual do condutor, que “aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários”, frisam as autoridades.

Durante a campanha haverá ações de sensibilização da ANSR e operações de fiscalização da PSP e da GNR em estradas com grande circulação automóvel.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.