Foto: CM Oliveira de Frades

O Município de Oliveira de Frades e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), estão a implementar no concelho a recolha porta-a-porta de resíduos produzidos pelos estabelecimentos de comércio e serviços do concelho, e que podem ser reciclados.

É um projeto piloto que a AMPRB tem estado a implementar nos concelhos onde a a empresa assegura a gestão da recolha dos resíduos, em particular os que podem ser reciclados, e desenvolvido no âmbito do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Reforça a autarquia de Lafões que com esta iniciativa pretende “encaminhar, de forma adequada, os diferentes tipos de resíduos gerados nesses estabelecimentos, nomeadamente o vidro, papel/cartão e o plástico/metal”, com um serviço “gratuito e realizado semanalmente”.

“Pretende-se não só simplificar a gestão dos resíduos por parte dos produtores não domésticos, promovendo práticas mais amigas do ambiente, mas também aliviar a pressão na rede de ecopontos existentes, aumentando, assim, a sua disponibilidade para os produtores domésticos”, acrescenta o Município de Oliveira de Frades.

Esta reorganização do sistema de recolha irá facilitar a gestão destes resíduos, promovendo práticas mais sustentáveis na comunidade.

Aderiram ao projeto mais de duas dezenas de estabelecimentos do concelho, e o objetivo dos promotores é que, no futuro, possam expandir a rede a todos os estabelecimentos de comércio e serviço.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.