Foto: CCL

As organizações regionais de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu do PCP exigem a reabertura urgente da Linha da Beira Alta, tendo lamentado que a conclusão dos trabalhos vá já em 10 meses para lá do que estava inicialmente previsto.

Em comunicado conjunto, as estruturas do PCP lembram que o troço Pampilhosa-Guarda da Linha da Beira Alta está encerrado para obras desde abril de 2022, na altura com a promessa da Infraestruturas de Portugal que a reabertura aconteceria em janeiro de 2023 o que, são só não aconteceu, lembram os comunistas, como tem a previsão de que a reabertura possa ser uma realidade apenas no final deste ano, ou mesmo só no início de 2024.

As críticas do PCP estendem-se ao próprio serviço de ferrovia em Portugal, considerando ser necessário que sirva melhor as populações, desde logo com “horários compatíveis com as necessidades dos trabalhadores e população”.

No documento, criticam ainda o modelo de Parcerias Público-Privadas, e a fusão das empresas públicas REFER e Estradas de Portugal na Infraestruturas de Portugal.

O PCP considera ainda que falta uma articulação no eixo ferroviário Beira Alta/Beira Baixa, e defendem uma ligação internacional pela via de Vilar Formoso.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.