Imagem: ED

O preço do gasóleo vai subir na próxima semana, estando previsto um aumento de até sete cêntimos por litro, enquanto o litro de gasolina poderá ter uma descida de cerca de meio cêntimo.

Estas variações acontecem depois de esta semana o gasóleo ter caído cerca de 9 cêntimos por litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia), e de a gasolina ter baixado cerca de 6 cêntimos por litro.

A subida acentuada do gasóleo na próxima semana vai anular uma parte da forte queda que combustível teve ao longo das últimas semanas, tendo acumulado desde outubro uma redução de cerca de 40 cêntimos por litro.

A cotação do brent (petróleo de referência nos mercados europeus) desceu na semana passada e recuperou esta semana, mas com preços médios relativamente nivelados.

No entanto, a cotação internacional do gasóleo disparou, chegando aos 980 dólares por tonelada esta quinta-feira, depois de ter finalizado a semana passada nos 855 dólares por tonelada.

Evolução distinta teve a cotação da gasolina, que na semana passada recuou de 838 para 754 dólares por tonelada entre segunda e sexta-feira, mas esta semana oscilou entre 759 e 775 dólares, o que levou a valores médios semanais próximos dos da semana anterior.

Os preços de venda ao público dos combustíveis são atualizados pelos diferentes operadores no mercado de formas distintas, havendo petrolíferas que atualizam os seus preços logo à segunda-feira e outras que o fazem mais tarde.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm