Foto: Jardins Efémeros

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) divulgou hoje, no ‘site’ oficial, os resultados finais na área de Programação, para Artes Performativas, Cruzamento Disciplinar e Artes de Rua, nas modalidades quadrienal e bienal, que confirmam os resultados provisórios, revelados em 04 de novembro, e que deixaram de fora a organização dos Jardins Efémeros, em Viseu. Garantido está o apoio a quatro anos ao Teatro de Viriato, em Viseu.

A larga maioria das entidades não apoiadas no programa de apoio sustentado às artes na área da Programação ficou excluída, segundo a DGArtes, por se ter esgotado o montante disponível.

Assim, foram admitidas a concurso 90 candidaturas, nas duas modalidades, tendo sido propostas para apoio 43.

Em novembro, quando conhecidos os resultados provisórios, a Pausa Possível entidade organizadora dos Jardins Efémeros, havia alertado para a possibilidade de um ‘chumbo’ final hipotecar a realização do evento em 2023 e 2024.

Entre os excluídos a receberem apoio, por falta de verba disponível, na modalidade bienal, encontram-se projetos como o festival Jardins Efémeros, de Viseu, o Varazim Teatro, da Póvoa de Varzim, a Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, da Lousã, a Associação Cultural Gerador, de Lisboa, o festival Terras sem Sombra, do Alentejo, e a Fundação Casa de Mateus, de Vila Real.

Entre as entidades apoiadas na modalidade bienal estão a Boca, de Lisboa, a Lavrar o Mar, do Algarve, a Jazz ao Centro Clube, de Coimbra, o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), do Porto, a Associação Sons da Lusofonia, de Lisboa, e a Associação Porta-Jazz, do Porto.

Já na modalidade quadrienal, entre as entidades apoiadas estão o Teatro Viriato, de Viseu, o Espaço do Tempo, de Montemor-o-Novo, Alkantara, de Lisboa, a Ou.Tra, do Barreiro, o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, a PédeXumbo, de Évora, e a Zé dos Bois, de Lisboa.

Já na lista de excluídos, por ter sido esgotado o montante disponível, ficaram, entre outros, o Festival de Jazz de Valado dos Frades/Nazaré, o Orfeão de Leiria e a Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm