O RIO DE ESMERALDA

Primeiro romance do viseense José Rodrigues é a mais recente obra publicada pela Coolbooks, a chancela da Porto Editora dedicada aos novos autores portugueses.

O rio de Esmeralda, primeiro romance do viseense José Rodrigues, é o mais recente livro publicado pela Coolbooks e está disponível a partir de hoje (em formato físico e digital), na livraria virtual Wook, na Bertrand.pt e no Espaço Professor da Porto Editora.

“Seremos reféns das nossas memórias?” – a questão serve de ponto de partida ao prefácio assinado por Sara Augusto e à leitura deste romance.

Funcionária bancária, casada, mãe de dois filhos, Esmeralda é dona de uma vida rotineira, semelhante a um rio que corre entre duas margens, com o destino traçado. Um regresso à sua terra natal, no interior Norte, vinte anos depois de ter rumado à “cidade grande” de Lisboa, altera o curso das águas, fá-las galgar as margens e quebrar a rotina.
Esta viagem provoca um encontro com as suas memórias, com uma realidade quase esquecida da qual nunca se afastou verdadeiramente.
Será a vida e a história de Esmeralda tão invulgar para que possamos ignorar que “Todos temos um rio a correr dentro de nós”?

SINOPSE

«O tempo não apaga tudo, sobretudo quando no tudo está incluído um grande amor.»

Esmeralda e António viveram, em jovens, um amor profundo, bruscamente interrompido quando Esmeralda se vê forçada a abandonar a aldeia onde ambos viviam. Os jovens prosseguiram, entretanto, as suas vidas, felizes com o que o destino lhes proporcionou.
Quando ambos estão já na idade madura, a inauguração de um empreendimento turístico na aldeia é o pretexto ideal para o reencontro há muito desejado. Sentimentos há muito esquecidos voltam à superfície, mais fortes do que nunca, e o que antes era desvio parece ser agora o melhor dos caminhos. Entre a doçura da memória e a realidade do presente, a escolha nem sempre é linear…

OS AUTORES

José Rodrigues

Com formação superior na área da gestão e carreira como consultor empresarial e formador. É sócio fundador da Visar, onde desenvolve toda a sua atividade profissional, em especial na área dos seguros.
A família e os amigos, o karaté e o futebol veterano, complementam o enorme gosto pela escrita.

Sara Augusto

Professora universitária e investigadora na área de Literatura Portuguesa e Literaturas Lusófonas, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Coimbra. Doutorada em Literatura Portuguesa. Fotógrafa formada no Instituto Português de Fotografia do Porto, com trabalhos desenvolvidos no campo da fotografia documental.

(Nota de Imprensa)

PubBREVEMENTE, NO FORUM VISEU!