O Rallye Constálica Vouzela e Viseu está de regresso às estradas dos municípios da região Interior Centro do país nos dias 2 e 3 do próximo mês de setembro, e irá novamente integrar o programa da Feira de São Mateus.
Prova organizada pelo Gondomar Automóvel Sport e promovida pela Promolafões, “vai manter os índices de espetacularidade dos anos anteriores, passando pelo centro histórico de Viseu e conservar a super-especial de Vouzela, um marco de culto e qualidade”, refere comunicado.
A apresentação desta que é a 10.ª edição do Constálica Rallye, que regressa à capital de distrito, decorreu no coração de Vouzela que volta a ser a sede da prova pontuável para o Campeonato de Portugal GT de Ralis, Campeonato Promo Ralis, FPAK Júnior Team, Campeonato Start Centro Ralis e Campeonato Promo Centro Ralis.
No campo meramente desportivo, a prova desenrola-se no sábado, dia 2 de setembro, com a primeira etapa e três secções: Vouzela/Castelo (7,10 km – 17h08 e 18h54), Pernoita (8,60 km – 17h31 e 19h17) e super-especial de Vouzela (3,40 km – 21h20 e 21h39), com o parque de partida e chegada junto à Câmara Municipal de Viseu.
Já no domingo, dia 3, a segunda etapa leva os participantes a percorrer as classificativas de Povolide (7,10 km – 10h51 e 14h07) e Aeródromo (11,00 km – 11h32 e 14h48), com o parque de partida junto à Camara Municipal de Viseu e entrada em parque fechado e pódio final na Feira de São Mateus.
Para Rui Ladeira, presidente do Município de Vouzela «este é um evento de referência que cumpre a sustentabilidade», sublinhando que «o Rallye Constálica Vouzela e Viseu é hoje uma prova com maturidade, qualidade e reconhecimento na nossa região…»
Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, manifestou «satisfação por juntar mais uma modalidade que tem pergaminhos no nosso Município e, em particular, na Feira de São Mateus, certame que está ligado ao desporto automóvel com mais de 80 anos». «A maioria das pessoas possivelmente não saberão, mas se houve uma modalidade que integrou a Feira de São Mateus há mais tempo, foi exatamente o automobilismo», sustentou o autarca viseense, recordando que chegou «a participar em provas de perícia com um Austin 1275 que rivalizava com os Honda 600». «O automobilismo é uma modalidade que, de facto, nos ajudou a colocar na Feira de São Mateus o desporto», confidenciou.
Presente na cerimónia de apresentação esteve também o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que fez referência à «capacidade de oferta instalada que permitem que as pessoas venham e fiquem. Mesmo para quem organiza uma prova desportiva é preciso perceber onde é que as pessoas podem ficar e dormir, bem como comer e aonde».
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.