Imagem: ED

O ISP do gasóleo e da gasolina vai reduzir-se em 2,4 e 1,7 cêntimos, respetivamente, na próxima segunda-feira, anulando o acréscimo da receita do IVA com o aumento do preço dos combustíveis previsto para a próxima semana.

“Assumindo que haverá um aumento de 16 cêntimos no gasóleo e de 11 cêntimos na gasolina [na próxima semana], tal traduz-se numa redução de 2,4 cêntimos no gasóleo e de 1,7 cêntimos na gasolina”, referiu o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Com o ajustamento em baixa do imposto petrolífero a partir de segunda-feira, e tendo em conta os pressupostos assumidos sobre a evolução dos preços na próxima semana, a subida do gasóleo será o resultado de 16 cêntimos menos 2,4 cêntimos do imposto, ou seja, 13,6 cêntimos por litro.

No caso da gasolina, o aumento projeto da 11 cêntimos será reduzido em 1,17 cêntimos, o que resulta numa subida de preço final de 10 cêntimos.

Com esta iniciativa, as subidas de preços para a próxima semana ficarão em linha com as registadas esta semana e que foram de 14 cêntimos no gasóleo e de 8 a cêntimos na gasolina.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.