A região centro conta com 91 empresas Gazela, que empregam um total de 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 517 milhões em exportações.
Das 91 empresas destacadas, 12 são do distrito de Viseu, revelam os dados da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC):
- Asfaltolargo, Unipessoal, Lda. Transportes terrestres e transportes por oleodutos ou gasodutos – Viseu
- Construções Moutinhal, Lda. – Promoção imobiliária e construção de edifícios – Mortágua
- Dilefra, Sociedade Unipessoal, Lda. – Comércio a retalho – Castro Daire
- Frescura das Beiras, Lda. Comércio por grosso – Viseu
- Future Capacity, Lda. – Promoção imobiliária e construção de edifícios – Oliveira de Frades
- Luzboa – Comercialização de Energia, Lda. – Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio – Viseu
- Maisecológico – Agricultura Biológica, Lda. – Agricultura – São Pedro do Sul
- Plásticos Dão – Sacos Papel e de Plástico, Lda. – Fabricação de pasta, papel, cartão e artigos – Nelas
- Purem Tondela, Unipessoal, Lda. – Fabricação de veículos automóveis, reboques, semi-reboques e componentes para veículos – Tondela
- Revestlar – Reabilitação e Renovação de Edifícios, Unipessoal, Lda. – Atividades especializadas de construção – Viseu
- Ribadão Design, Lda. – Indústrias da madeira e da cortiça e fabricação de obras de cestaria e espartaria – Santa Comba Dão
- Steelgalva Construction, Lda. – Fabricação de produtos metálicos, exceto máquinas e equipamentos – Viseu
Trata-se de empresas jovens que apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios, num curto espaço de tempo. Estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se “pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco”, realça nota informativa.
Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, sublinha que “num ano que pôs à prova a resiliência das empresas, é com grande satisfação que observamos que a região Centro tem, uma vez mais, um número muito relevante de empresas Gazela, que muito têm contribuído para o crescimento da economia regional, reforçando fortemente a inovação, a atratividade e a competitividade da região Centro”.
Com estas 91 empresas, passa para 588 o número de empresas que, ao longo destes últimos dez anos, conseguiram esta distinção.
De acordo com o estudo efetuado pela CCDRC, destas 91 empresas Gazela da região centro, entre os aspetos destacados estão:
– Empresas com elevado potencial para gerar novos postos de trabalho, tendo mais do que triplicado as pessoas ao serviço entre 2017 e 2020, passando de 1097 trabalhadores para 3875.
– O volume de negócios cresceu quase dezasseis vezes entre 2017 e 2020, com uma faturação de 58 milhões de euros em 2017 e 914 milhões de euros em 2019.
– 64% das 91 empresas apresentam valores de exportações na casa nos 571 milhões de euros, em 2020, o que representa uma média de 68% do volume de negócios.
O estudo completo, com a listagem das empresas, pode ser consultado aqui
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm